quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

CRAS São Pedro vai atender mais 24 comunidades


A partir da próxima segunda-feira, 02/03, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro de São Pedro, que inicialmente abrangia seis localidades, passará a atender também famílias em vulnerabilidade socioeconômica de mais 24 comunidades, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais. A medida atende a um reordenamento territorial.

Além dos moradores de São Pedro, Pimentel, Morro do Tiro, Bairro dos Funcionários, Granja Primor e Perpétuo, que pertencem a sua área de abrangência original, também passarão a ser atendidas no CRAS São Pedro famílias da Barra do Imbuí, Caleme, Campo Grande, Cascata do Imbuí, Córrego do Príncipe, Dente de Ouro, Espanhol, Golfe, Granja Florestal, Jardim Pimenteiras, Jardim Pinheiros, Jardim Féo, Vila Muqui, Paineiras, Parque do Imbuí, Pedra da Tartaruga, Pimenteiras, Ponte do Imbuí, Posse, Quebra Frascos, Quebra Galho, Quinta da Barra, Salaco e Salaquinho.

Com isso, para essas 30 comunidades, todo o atendimento relativo a informações e cadastramento aos programas sociais disponibilizados pelo poder público, tais como Bolsa Família, Aluguel Social, Tarifa Social, Telefonia Popular e Isenção de Taxa para Concurso Público, entre outros, será feito no CRAS São Pedro, e não mais na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.


Localizado na Rua Fileuterpe, 845, o CRAS São Pedro funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h. O telefone para informações é 2743-8304.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Viação Dedo de Deus vai exigir RioCard de estudantes

Ônibus da Viação - Foto meramente ilustrativa

A Assessoria de Comunicação das Viações Dedo de Deus e 1º de Março emitiu Nota Oficial sobre a questão do transporte de estudantes sem o cartão Rio Card, que reproduzimos na íntegra:

"A Viação Dedo de Deus informa que estará prorrogando o prazo até 27 de Fevereiro de 2015 para que os ESTUDANTES possam ingressar no Transporte Coletivo munidos de UNIFORME e DECLARAÇÃO ESCOLAR. A empresa comunica ainda que a partir do dia 02 de Março de 2015, estará fazendo valer a decisão judicial, determinada em Ação Civil Pública, onde fica estabelecido que, para o ingresso do estudante na modalidade gratuita, é necessário que o estudante esteja devidamente uniformizado e munido de seu cartão RioCard."

Teresópolis terá '24 Horas de Capoeira'


Capoeira na Serra - Foto: Divulgação

Mestre Sorriso, do Grupo Regiangola, confirmou a realização do evento "24 horas de Capoeira". O encontro de integração deverá reunir mais de cem participantes de Teresópolis e cidades vizinhas. Rodas de capoeira, curso de confecção de berimbau e oficina de maculelê estão entre as atividades.

Com coordenação dos professores Carvoeiro e Lagarto, sob a supervisão do Mestre Sorriso, a programação terá início neste sábado, dia 28, às 9h, na sede do Regiangola (Av. Delfim Moreira, 445/sala 05, na Várzea), seguindo até o domingo, 1º de março, com a realização da Roda do Sol, às 5h30, na Praça Senta a Pua, no Soberbo. Haverá atividade ainda na Calçada da Fama e na Praça Balthasar da Silveira– no centro da cidade.

Ele também anunciou a realização, de 15 a 31 de maio, do 25º Encontro de Capoeira Regiangola, que mais uma vez contará com o apoio da Prefeitura de Teresópolis. O tradicional evento faz parte do calendário do município, sob a coordenação do Grupo Regiangola, que é filiado à Confederação Brasileira de Capoeira.

O encontro regional será realizado na Casa de Portugal de Teresópolis e como nas edições anteriores, terá atividades em vários pontos, como Parque Regadas, Praça Balthasar da Silveira e Calçada da Fama – no centro da cidade, e Feirinha de Teresópolis – no Alto. Rodas de capoeira, exames de faixas, palestras, reuniões, cursos de ritmos e toques farão parte da programação.

24 Horas de Capoeira - Programação:

Sábado, 28 de fevereiro

9h, Abertura e curso de confecção de berimbau – Av. Delfim Moreira, 445/sala 5, Várzea
17h, Roda de capoeira – Calçada da Fama – Várzea
18h, Roda de capoeira – Praça Balthasar da Silveira – Várzea
21h, Aulão com Mestre Lelo/São Gonçalo – Av. Delfim Moreira, 445/sala 5, Várzea
23h, Vivência do Mestre, com roda de conversa – Av. Delfim Moreira, 445/sala 5, Várzea

Domingo, 1º de março

01 a 5h, Roda de capoeira – Av. Delfim Moreira, 445/sala 5, Várzea
5h30, Roda do Sol – Praça Senta a Pua, Soberbo
7h, Oficina de maculelê e jogos antigos – Av. Delfim Moreira, 445/sala 5, Várzea

9h, Entrega de certificados e encerramento – Av. Delfim Moreira, 445/sala 5, Várzea


terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Soberbo e Feirinha lotados após o Carnaval


Soberbo no final de semana - Foto: SecTur

Passados os feriados de Carnaval, a Feirinha de Teresópolis, no Alto, e o Centro de Informações Turísticas do Soberbo, com os novos quiosques, funcionaram normalmente durante o final de semana, com um movimento muito positivo, que agradou a todos. Os dois espaços estiveram lotados e com boas atrações para os visitantes, se firmando como grandes atrações do verão em Teresópolis.
O secretário de Turismo, Carlos Tucunduva, que mais uma vez exaltou o bom Carnaval realizado em Teresópolis, inclusive recebendo elogios da grande mídia, explicou que a tendência agora é manter a realização de eventos no Soberbo nos finais de semana, como também na feira. “Tivemos um Carnaval elogiado por todos e esperamos manter a boa visitação na Feirinha e também nos quiosques do Soberbo, que vêm recebendo muitos turistas e teresopolitanos”, afirmou o secretário.
No Soberbo, além dos quiosques, da feira de artesanato e exposições, os aparelhos da Academia da Saúde também estão em pleno funcionamento.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Vacinação contra o HPV começa em março


Vacinação contra o HPV em março - Foto ilustrativa

Terá início no dia 2 de março a vacinação das meninas de 9 a 11 anos contra o HPV (vírus do papiloma humano), que previne contra o câncer de colo de útero. O atendimento acontecerá nos postos de saúde do município, de segunda a sexta, das 9h às 16h. Deverão ser apresentados documento de identidade e o cartão de vacinação. De acordo com o Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, a meta é imunizar 4.188 adolescentes desta faixa etária.

Este ano, também deverão receber a vacina contra o HPV meninas e mulheres entre 9 e 26 anos soropositivas, de preferência que façam uso de antiretrovirais e que tenham prescrição médica.

“As adolescentes que tomaram a 1ª dose da vacina em 2014 e que não concluíram o esquema vacinal devem voltar ao posto de saúde para a 2ª dose a partir de março, pois o objetivo desta imunização é contribuir para a redução da incidência do câncer de colo de útero, bem como a diminuição do índice de mortalidade por esta grave doença”, orienta Daurema Docasar, chefe do Setor de Imunização.

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no parto. Estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença.

A vacina tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização. Entretanto, ela não substitui a realização do exame preventivo ginecológico, nem o uso do preservativo nas relações sexuais.


A campanha de introdução dessa vacina no calendário vacinal das adolescentes foi realizada entre 10 de março e 10 de abril de 2014 em todo o Brasil pelo Ministério da Saúde. Em Teresópolis, balanço final aponta que no ano passado 3.681 meninas de 11 a 14 anos receberam a 1ª dose da vacina contra o HPV, com uma cobertura de 88,96% do público-alvo. Destas, apenas 2.004 retornaram aos postos de saúde para receber a 2ª dose.



Calouros do Unifeso debatem o desafio da água


Calouros sob pressão - foto: Unifeso

As novas turmas de Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitários Serra dos Órgãos (UNIFESO) começaram o semestre já com um desafio: através de um ‘laboratório de gestão’ simular situações de mercado e do universo empresarial a partir da constituição de uma empresa, criação de um nome, marca e logo; aquisição de equipamentos, suprimentos, distribuição e comercialização visando a sustentabilidade empresarial. Tudo isto dentro de um curtíssimo e cronometrado espaço de tempo. A atividade foi prosposta no dia 4 de fevereiro no tradicional evento Jogos Empresariais.

De acordo com o professor Jucimar Secchin, coordenador dos cursos, o tema desta edição foi a água. “Em um momento em que a utilização de água em geral passa por uma profunda reflexão, entendemos que seria  oportuno trabalharmos esse tema, avaliando nossa conduta enquanto cidadãos e como futuros administradores e contadores sobre questões relativas à produção, distribuição e comercialização, discutindo preços, prazos, custos e viabilidades econômico-financeiras desses futuros empreendimentos”, justificou, acrescentando que ao realizar os jogos “procuramos despertar nos futuros administradores e contadores sua atenção ante uma realidade de mercado até então desconhecida para a maioria deles”.

Para Gabriel da Costa Silva, calouro de Ciências Contábeis, “foi uma atividade muito divertida, que nos forçou a encarar o futuro que teremos, mostrando como é difícil tomar decisões sob pressão e com pouco tempo disponível, preparando-nos para um mundo de opções em que nem sempre o caminho mais fácil ou barato será o melhor, ou o melhor naquele momento vai causar problemas no futuro. A atividade fez com que vivenciássemos o dia-a-dia de um administrador/contador de uma forma descontraída, melhorando o entrosamento entre a turma, veteranos e professores”.


quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Autoavaliação Institucional no Unifeso gera livro


Lançamento da obra no Unifeso - foto: divulgação

No dia 10 de fevereiro aconteceu o lançamento do primeiro volume da obra “Autoavaliação Institucional no UNIFESO: 15 anos de Avaliação Transformadora”, que reúne textos de diversos professores e funcionários técnico-administrativos do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), fortemente envolvidos com a autoavaliação da Instituição.

“Esse livro nasceu de uma experiência em um evento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), no qual o professor José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor Acadêmico e parte de sua equipe da PROAC representaram a Instituição com um trabalho que relata a nossa experiência em autoavaliação. Nesse evento, entre dezenas de universidades, o nosso trabalho foi um dos poucos selecionados, o que fez o grupo perceber como essa experiência está avançada aqui”, apontou a professora Verônica Santos Albuquerque, Reitora do UNIFESO.

Para o professor José Feres, o lançamento teve como objetivo documentar um momento histórico da Instituição. “O primeiro volume é o resgate da história, a documentação e o reconhecimento das pessoas que participaram do processo de avaliação desde 1999, tanto nas comissões de avaliação como nas pesquisas, entre professores, funcionários técnico-administrativos e estudantes. O livro organiza e concebe esse processo como uma todo, traz um olhar de integralidade e demonstra a possibilidade da mudança cutural que se vai produzir”, detacou o Pró-Reitor. Contudo, ele atribuiu maior importância ao segundo volume, que está em preparação. “É no segundo volume que fica evidente como as coisas acontecem na prática, na realidade, e quais são as dificuldades de se implantar um projeto como este”, adiantou.

Entre os co-autores, a professora Edenise da Silva Antas, assessora da Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE) expressou sua gratidão “em fazer parte desta Instituição que nos possibilita aprender e realizar um acontecimento como este”, disse. A partir da vivência que teve como assessora pedagógica da então Pró-Reitoria de Graduação do UNIFESO e participar da equipe de elaboração do Projeto de Avaliação Docente, a professora Katiuscia Cristina Vargas Antunes, atualmente no do Departamento de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora,  observou que “esta é uma das conquistas que vemos aqui e que estão muito longe de vermos em outras instituições. A experiência que temos aqui no UNIFESO é ímpar, tem sido divulgada e reconhecida lá fora e é muito bom ouvirmos discursos positivos sobre a Instituição. Espero que esse livro seja mais um retrato disso, que para que as pessoas conheçam cada vez mais e melhor o que é feito aqui”.

Sobre o livro

A obra tem como organizadores os professores José Feres Abido Miranda, Flavio Eduardo Frony Morgado, Maria Beatriz Villas-Boas de Moraes e Rosângela Pimentel Guimarães Crisóstomo, tendo ainda a participação das professores Verônica Santos Albuquerque, Edenise da Silva Antas e Katiuscia Antunes, e dos funcionários Eliane Castro Costa e Maurício Oliveira. É publicada pelo UNIFESO e impressa pelo sistema Amazon Create Space Publishing System nos Estados Unidos.


Ao longo dos diversos capítulos os leitores são convidados a compreender o processo histórico percorrido pelo UNIFESO em seu processo de autoavaliação, antes mesmo da Lei do SINAES, destacando-se a importância da atuação da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e a valorização da participação dos diversos segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil. Trata-se de uma avaliação global integrada, gerando comprometimento político e que traduz o estágio de evolução da Instituição. Em todos os capítulos são feitas abordagens conceituais e, em seguida, apresentadas as experiências do UNIFESO, destacando-se a construção do Programa de Autoavaliação Institucional e dos instrumentos concretos utilizados, um que se relaciona à avaliação do desempenho do estudante, o Teste de Progresso, e outro relacionado à Avaliação Docente. Este livro é uma leitura essencial para profissionais que atuam no ensino superior, interessados em conhecer projetos bem sucedidos de autoavaliação institucional.



quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Inscrições para Auxílio Transporte de 23 a 25/02


Auxílio transporte para estudantes - Foto de arquivo

Publicado em Diário Oficial nesta quarta-feira, dia 11/02, o Edital 001/2015, relativo ao processo seletivo para inscrição, concessão e pagamento do Auxílio Transporte. O benefício é concedido pela Prefeitura a estudantes devidamente matriculados e que frequentam cursos oficiais de ensino de Nível Médio Profissionalizante, Educação Profissional e Nível Superior, em instituições de ensino legalmente reconhecidas e localizadas em outros municípios, com renda bruta familiar igual ou inferior a três salários mínimos.

Pelo calendário, as inscrições serão realizadas nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Avenida Alberto Torres, 1.148, Alto), das 10h às 16h. Na segunda-feira, 23, serão atendidos os candidatos cujos nomes comecem com as letras de “A” a “H”; na terça, dia 24, de “I” a “M”, e na quarta-feira, 25, de “N” a “Z”. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2742-3080.

Documentos

No ato de inscrição, o candidato deverá estar munido da cópia dos seguintes documentos: carteira de identidade ou documento oficial com foto; CPF; titulo de eleitor e comprovante de votação do último pleito; comprovante de residência dos últimos seis meses que comprovem o domicílio em Teresópolis fornecido por concessionárias dos serviços de água, luz ou gás; comprovante de matrícula ou declaração expedida pela instituição de ensino comprobatória da matrícula do estudante no ano letivo vigente à época do benefício; grade de horário, expedida pela instituição de ensino, a fim de comprovar a necessidade do auxilio; comprovante de escolaridade anterior em Instituição Pública ou se beneficiário de bolsa de estudos de 100%; e Declaração (formulário fornecido pela SMDS no ato da inscrição) de que reside e é domiciliado em Teresópolis nos últimos 12 meses, com assinatura firmada em cartório.

Pelo Decreto Municipal nº 4.467/2014, que rege o Edital, os estudantes que se candidatarem ao auxílio também deverão apresentar comprovante de renda de até três salários mínimos.

Recurso e resultado

A Comissão do Programa Auxílio Transporte se reunirá no período de 26 de fevereiro a 4 de março para avaliação das inscrições, e o resultado dos beneficiários do Auxílio Transporte 2015 será divulgado no dia 6 de março, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Pelo edital, o candidato não contemplado poderá recorrer do resultado nos dias 9 e 10 de março, e os pedidos serão avaliados pela Comissão. O resultado final será divulgado através de Diário Oficial e será afixado na sede da Secretaria no dia 16 de março.

Aprovada a concessão do auxilio, o beneficiário deverá apresentar dados da conta corrente de sua titularidade onde será depositado o valor do benefício, bem como assinar o Termo de Compromisso no período de 17 a 18 de março/2015, sob pena de perda do benefício.


A apresentação de comprovante de matrícula do segundo semestre/2015 e renovação do Termo de Compromisso, para os estudantes beneficiários deverão ser entregues na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, no período de 20 a 24 de julho de 2015, sob pena de cancelamento automático do benefício.



Exposições abertas na Casa de Cultura


Capoeira na Casa de Cultura - Foto: Roberto Ferreira

Já estão abertas à visitação pública as novas exposições promovidas pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura. Montadas na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, elas abordam uma série fotográfica e ainda a história da capoeira, ambas com entrada franca.

A primeira, ‘O catador de imagens’, do fotógrafo Rubens Paiva, foi aberta no último sábado, 7 de fevereiro, no hall de circulação da Casa de Cultura, e desde então, vem despertando o interesse do público. Com passagem anterior por outros municípios, a mostra reúne 33 imagens que mexem com a imaginação humana, como explicou o autor, Rubens Paiva.

“Tirando fotos pelas ruas me deparei com um catador de latas. Observando o trabalho dele me veio à mente o nome desta exposição: O catador de imagens. A busca pela lata é parecida com a minha busca pela imagem. Ambas são transfiguradas pela força. A lata pela pisada. A imagem pela imaginação. O que será da lata amassada? O que será da imagem imaginada? Ambas não pertencem mais aos catadores. Pertencem a você”, analisa.

A segunda, ‘Capoeira – Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade’, também já está aberta à visitação e ficará montada até o dia 22, na galeria da casa. Esta exposição integra a programação do XVI Encontro Internacional de Capoeira em Teresópolis, organizado pelo Grupo Senzala de Capoeira, que começa no domingo, 15, e segue até o dia 22, com diversas atividades.

Composta por paineis com textos e imagens, a exposição conta a história da capoeira, a trajetória do Grupo Senzala e retrata ainda fotos de grandes mestres da modalidade. Objetos e trajes típicos também integram a mostra, que conta inclusive com uma maquete do Quilombo dos Palmares.


As duas exposições podem ser visitadas de segunda a sábado, das 10h às 18h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº - Araras), com exceção do período de Carnaval.


quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Câmara Municipal vai analisar denúncias contra Arlei


Presidente da câmara, Maurício Lopes - Foto de imagem Globo

A Comissão Representativa de Recesso da Câmara Municipal de Teresópolis convocou os vereadores para a Sessão Extraordinária para o dia 14.02, sábado de Carnaval, às 10h.

Na pauta, apreciação e deliberação de denúncias protocoladas na Casa Legislativa. O presidente da câmara, Maurício Lopes, do PSL, convocou a sessão extraordinária para o próximo sábado, em decorrência das denúncias de enriquecimento ilícito do prefeito Arlei, do PMDB, divulgadas pela Rede Globo recentemente.

Os parlamentares podem votar a abertura de uma comissão processante. Se 8 dos 12 vereadores forem favoráveis, o prefeito Arlei Rosa pode ser afastado por três meses para o esclarecimento das denúncias.

A Comissão de Recesso da Câmara Municipal de Teresópolis é formada pela Mesa Diretora: presidente Maurício Lopes, vereador Luciano Ferreira (vice-presidente), vereador Dr. Antônio Francisco (1º secretário) e vereador Serginho Pimentel (2º secretário) e vereador José Carlos da Estufa.


sábado, 7 de fevereiro de 2015

Campanha de doação de sangue para o Carnaval


Doe sangue, doe vida - Foto de arquivo

Com o objetivo de reforçar o estoque de sangue, principalmente para o período de Carnaval, o Hemonúcleo de Teresópolis vai promover, ente os dias 9 e 13 de fevereiro, uma ação de incentivo à doação de sangue. A unidade convida a todos os doadores de qualquer tipo sanguineo a realizar um gesto de cidadania e solidariedade e participar da campanha temática ‘Antes de cair na folia passe aqui’.

“A ideia é se organizar e se programar para passar o Carnaval sem deficiência e defasagem dos nossos estoques de sangue. Geralmente, nesta época, temos um aumento da demanda, infelizmente por conta dos acidentes, e uma queda significante na doação. Por isso, estamos organizando essa divertida campanha, onde toda a equipe estará caracterizada com o tema do dia”, destacou a médica hematologista, Jéssica de Souza Campos, responsável técnica pela unidade.

De acordo com a médica, a campanha ‘Antes de cair na folia passe aqui’ começa na próxima segunda-feira, 9, com a coleta dos mascarados, seguida na terça, 10, pela coleta dos havaianos, na quarta, 11, acontece a coleta das princesas, na quinta, 12, a coleta dos personagens, e na sexta, 13, aderindo à campanha do Hemorio, tem a coleta dos vampiros. Os doadores que comparecerem à unidade de Teresópolis ganharão adereços típicos da folia com a temática do dia.

Para doar sangue deve ser apresentado documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação), ter entre 18 e 65 anos, estar bem de saúde e pesar mais de 50 quilos. A mulher não pode estar grávida, nem amamentando. A pessoa não pode ter ingerido bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes da doação. Não é preciso estar em jejum, basta evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.


O banco de sangue da Secretaria Municipal de Saúde funciona na Rua Francisco Sá, 299, na Várzea, e a doação pode se feita das 8h às 12h. Os interessados em doar também podem ligar para o telefone (21) 3641-5872 para tirar e dúvidas e/ou agendar a doação.



Feirinha define funcionamento para o Carnaval

Feirinha no Carnaval - Foto: Portal Terê

O secretário de Turismo, Carlos Tucunduva, recebeu nesta quinta-feira, 5/02, na sede da Secretaria, no Soberbo, o presidente da Alfa (Associação Livre da Feirinha do Alto), Edézio Pacheco do Canto, o Deco, que representa os expositores, para uma reunião.

Edézio apresentou pauta de reivindicações, deu boas vindas ao novo gestor da pasta e disse que o intuito da entidade é trabalhar em parceria com a SecTur. Foram estabelecidos alguns critérios para o trabalho durante o período do Carnaval, ocasião em que a Feirinha de Teresópolis irá contar com grande programação, com shows acontecendo durante os quatro dias de folia.

Os estandes irão funcionar até o fim dos shows, principalmente os da praça de alimentação. “Estamos reivindicando algumas demandas para a feira e trazendo também formas de parceria. Queremos que o Carnaval transcorra de maneira tranquila para todos nós e iremos colaborar para isso acontecer, trabalhando em conjunto com a Prefeitura”, disse Edézio.


O secretário Tucunduva ouviu atentamente as solicitações apresentadas pela Alfa e lembrou mais uma vez: 'Teremos atrações nos quatro dias de folia, sempre com dois shows por dia e também o desfile de blocos. Nossa ideia é trabalhar em parcerias para incrementar ainda mais o atrativo', afirmou Tucunduva.




quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Edital para apresentação de projetos ambientais


Projetos para o meio ambiente - Foto meramente ilustrativa

Publicado em Diário Oficial na última sexta-feira, o dia 30 de janeiro, o Edital Público 001/2015, de Chamada para Apresentação de Projetos ao Fundo Municipal de Proteção Ambiental de Teresópolis. A iniciativa visa aprovar propostas de recuperação, preservação e conservação do meio ambiente, elaboradas por organizações não-governamentais e associações de moradores do município legalmente constituídas. A partir da publicação, os interessados terão 60 dias para apresentarem a proposta de trabalho junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O novo edital foi lançado porque os dez projetos apresentados no chamamento público, aberto entre os meses de junho e agosto de 2014, registraram algum tipo de pendência, técnica ou documental. Todos foram avaliados por uma comissão, formada por representantes das secretarias de Meio Ambiente, de Serviços Públicos e de Agricultura e também por integrantes do Comdema – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

A verba total a ser investida é de R$ 400 mil, recursos arrecadados através de compensações ambientais, pagamento de multas, de licenciamento ambiental e de repasses financeiros de outras instituições. Esse montante deverá ser aplicado nas áreas de Recursos Hídricos, Unidades de Conservação Ambiental e Entorno, Resíduos Sólidos, Monitoramento da Qualidade Ambiental e Saneamento Ambiental. Ou seja: poderão ser feitas propostas como criação de horto florestal, reflorestamento, campanhas educativas e ações de combate a incêndios, entre outras.

Pelo edital, cada instituição poderá propor apenas um projeto no valor máximo de até R$ 50 mil, e que não deverá ultrapassar 12 meses de execução. O documento deverá estar de acordo com as orientações do Roteiro para Elaboração de Projetos que integra o Edital. Entre os itens a serem seguidos estão o resumo das principais informações sobre o projeto; justificativa para que o mesmo seja realizado; estratégia de implantação; público-alvo; cronograma das atividades; e orçamento.

“As entidades que participaram do primeiro edital poderão acertar as pendências das propostas apresentadas em 2014 e reapresentá-las. Temos pessoal na nossa equipe para auxiliar os interessados na elaboração dos documentos”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, André de Mello.

Pelo calendário de atividades, passados 30 dias do prazo do recebimento, os projetos serão analisados por uma comissão formada por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e membros do Comdema. Em seguida, a seleção passará por aprovação em plenária do Conselho. O resultado final também será divulgado em Diário Oficial.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Meio Ambiente, que funciona na Avenida Lúcio Meira, 375, Várzea, de segunda a sexta, das 9h às 17h. O telefone é (21) 2742-7763.



Educação de Adultos planeja o ano de 2015


EJA planeja o ano letivo de 2015 - Foto: Marcelo Ferreira

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino reuniu nesta segunda-feira, 2, coordenadores, professores e monitores no auditório da Secretaria Municipal de Educação para discutir o ano letivo de 2015. Em pauta, o novo calendário, atividades e propostas para o ano que se inicia, além de apresentações e novidades na EJA do município.

O encontro contou com a apresentação do Projeto Pedagógico Gestor indicado pela Secretaria Municipal de Educação para o ano de 2015: ‘Conhecimento, a luz que brilha em você! Acenda essa ideia!’, dinâmica de grupo, explicação da agenda da semana e outros encontros programados, apresentação da parceria com a Integrartes e o curso de Matética.

“Este é um ano que se inicia com muita força, porque começa de fato com o nascimento da EJA diurna, uma luta antiga que vai acontecer na escola Presidente Bernardes, no bairro de São Pedro. Esse é um projeto sobre o qual nós nos empenhamos muito e que agora se realiza. É um grande desafio, mas que temos certeza que nos trará resultados muito positivos”, comemorou a coordenadora da EJA na Rede Municipal, a professora Ana Paula Coutinho.



terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Marchinhas de Carnaval no Cultura de Raiz


Cultura de Raiz em ritmo de Carnaval - Foto: Roberto Ferreira

A Casa de Cultura Adolpho Bloch se transformou em um baile pré-carnavalesco neste domingo, 1º de fevereiro, com o 2º Encontro de Cultura de Raiz – temporada 2015. Promovido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, o evento teve como tema o Carnaval e, por isso, as marchinhas dominaram a manhã de festa, que também teve, é claro, momentos de valorização da música do homem do campo.

Com o tradicional cenário de cozinha de roça, o evento foi comandado pelo engenheiro agrônomo Beto Selig e teve cerca de 20 apresentações. Entre as atrações, destaque para a música de Moacir Rosa, para a dupla Jorge Viajante e Mario do Violão, e para as sanfonas de Zé Lopes, Seu Timbira e Edson Rosa.

Mas, o que dominou mesmo o programa foram as marchinhas, presentes em diversas apresentações. Entre outros, Vera Borcard agradou com ‘Bandeira Branca’ e Luiz Aldo puxou ‘Me dá um dinheiro aí’. O concurso de marchinhas contou com quatro participantes, que apresentaram divertidas marchinhas autorais e encantaram a plateia. Fernando Mello, Arnaldo Almeida, Luiza Brault e PC Desi foram os concorrentes do concurso que, em formato amistoso, não teve vencedor.

Finalizando a edição, o Bloco Dona Teresinha, comandado por Xando Pernambuco, com direito a hino próprio, dançarinas, boneca gigante que dá nome ao bloco e muita animação. A tradicional ‘Cidade maravilhosa’ encerrou a festa, com a presença de diversos artistas no palco e deixando no ar o gostinho da folia, que começa na próxima semana.